Fundação Leão XIII

Notícia
Leão XIII e Detran.RJ realizam ações para emissão de carteiras de identidade nos abrigos
20/07/2020 - 10h37

A Fundação Leão XIII, em parceria com o Detran.RJ, vai realizar ação para emitir carteiras de identidade aos 154 idosos e acolhidos que residem nos abrigos da entidade. A primeira ação acontece no sábado, 18, no Centro de Recuperação Social (CRS) de Campo Grande.

- Esta foi uma ação pensada pela Diretoria de Atenção Especializada da Leão XIII, gestora dos abrigos, pra promover, acima de tudo, a garantia da plena cidadania dos nossos idosos e acolhidos. Mais um importante passo que damos na garantia de direitos da população e, sobretudo, da pessoa idosa - destaca Andrea Baptista, presidente da Fundação Leão XIII.

Com a iniciativa, todos terão o novo modelo do documento, com dados pessoais atualizados, nova foto e a impressão da digital.

- A Fundação Leão XIII nos sinalizou que existe uma grande demanda de idosos com a carteira de identidade desatualizada e acolhidos sem o documento de identificação. Neste momento de pandemia, estamos levando nossos funcionários, com todo o cuidado sanitário necessário, para fazer o atendimento para quem mais precisa. Com isso, além de facilitar o acesso a auxílios emergenciais, benefícios e pensões, o novo documento também vai promover a inclusão e resgate da dignidade dessas pessoas, explicou o presidente do Detran, Marcello Braga Maia.

Com o novo documento em mãos, o acolhido do abrigo de Campo Grande, José Carneiro da Silva, de 70 anos, comentou sobre a iniciativa. “Estou muito feliz. Agradeço muito a oportunidade pois nesse momento de pandemia não é prudente a minha locomoção e a ação facilitou muito a minha vida. Em todos os sentidos”, disse.

Seu Aluizio Viana, de 68 anos, também teve sua nova identidade emitida na ação. “Eu sou muito realizado aqui, e ter carteira de identidade nova pra todos nós é muito importante. A gente se sente importante e valorizado”, contou Aluizio também conhecido como Seu Tomate.

O evento também aconteceu no domingo, 19, na Vila Residencial de Idosos, em Nova Sepetiba. No próximo sábado, dia 25, será vez dos acolhidos do CRS de Itaipu, em Niterói.

Equipes da Diretoria de Identificação Civil do Detran.RJ farão a emissão de primeira e segunda via de identidade, com isenção de taxas. “Estamos montando uma força-tarefa para ajudar o mutirão. Os idosos terão o novo modelo do documento expedido com foto atualizada e digital impressa. Nunca é tarde para cidadania”, disse o diretor de Identificação Civil, Pedro Paulo Thompson.

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados