Fundação Leão XIII
 

Notícia  
Fundação Leão XIII realiza mutirão para isenção de documentos no Morro da Chacrinha
23/09/2020 - 12h17

Para marcar a retomada dos mutirões de isenção de segunda via de documentação civil, a Fundação Leão XIII vai realizar, neste sábado (26/9), ação social na Associação de Moradores do Morro da Chacrinha, na Tijuca, das 9h às 13h. Agora, além de gratuidade para 2ª via de documentos, como carteira de identidade e certidões de nascimento, casamento e óbito, a população poderá esclarecer dúvidas sobre a emissão do Vale Social e também sobre emissão da Carteira de Trabalho Digital, do Seguro-Desemprego, além de inscrições em portais de vagas de emprego. A Associação de Moradores fica na Rua Moisés Borges, 19.

- Seguindo todos os protocolos de segurança essenciais, programamos a retomada das ações tendo em vista que trata de um serviço de grande importância para muitas pessoas, além do fato da isenção de documentos ser um direito do cidadão. A novidade é que agora estamos ampliando a oferta de serviços, incluindo demandas da política de trabalho e ainda orientações sobre quem pode e como requerer o benefício do Vale Social – destaca Andrea Baptista, presidente da Fundação Leão XIII.

Entre as medidas adotadas, os atendimentos serão limitados com a distribuição de senhas. O espaçamento de 1,5 m entre as pessoas deverá ser respeitado, além do uso obrigatório de máscara e álcool gel e será somente uma pessoa por atendimento, sem a presença de acompanhantes, com exceção para crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência.

A Fundação Leão XIII passou a adotar também uma nova maneira de promover as ações sociais. Quem desejar levar o projeto itinerante para o seu bairro ou região, deve acessar o site do órgão (www.leaoxiii.rj.gov.br) e preencher o formulário de solicitação que está disponível. Uma equipe vai receber o pedido e agendar, em seguida, uma visita ao local para verificar as condições do espaço, seguindo alguns critérios técnicos. Com esta aprovação, o evento é marcado. Os pedidos devem ser feitos à Fundação com um prazo de antecedência de 20 dias.

Documentação necessária - Para solicitar isenção da carteira de identidade é necessário apresentar original da certidão de nascimento. Para as certidões de nascimento, casamento e óbito, é importante estar com original ou cópia do RG em mãos. Se a pessoa não possuir nenhum documento, o primeiro a ser tirado deve ser a segunda via da certidão de nascimento e, para isso, ela deve ter em mãos o local do seu registro de nascimento. Se for certidão de casamento, deve ser o local onde o registro de união foi realizado.




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados