Moradores de antigo lixão em São Gonçalo recebem ação da Fundação Leão XIII
25/02/2021 - 11h16

A Fundação Leão XIII, órgão ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, tem expectativa de atender cerca de 150 pessoas que vivem em situação de extrema vulnerabilidade em São Gonçalo, neste sábado, 27.

São famílias que residem num descampado onde, antes, existia o lixão de Itaoca. O mutirão vai acontecer das 9h às 13h e integra o projeto “Fundação Leão XIII + perto de você”, que está percorrendo favelas e áreas periféricas do Rio para atender a população com isenção para emissão gratuita de documentos e outros serviços.

Outras duas ações também estão planejadas para este sábado. Equipes da Fundação Leão XIII estarão em Quintino e São João de Meriti.

- A Fundação Leão XIII está voltando às suas origens, marcando presença dentro das favelas e levando nossos serviços para quem realmente mais precisa. A isenção para segunda via de documentos é um direito do cidadão. E, além disso, também orientamos sobre quem pode e como requerer o Vale Social e também sobre a emissão da Carteira de Trabalho Digital e outras demandas da política de trabalho – destaca a presidente Andréa Baptista.

Desde que foi aberto o calendário de ações sociais do ano, dois mutirões já foram realizados: no Morro do Chacrinha/Tijuca, e no bairro Arnaldo Eugênio, em Campo Grande. As mobilizações estão acontecendo seguindo todos os protocolos de segurança essenciais em tempos de pandemia, como uso obrigatório de máscara e álcool em gel, além da orientação de distanciamento e a restrição de uma pessoa por atendimento, com exceção para crianças, idosos e pessoas com deficiência.

Documentação necessária - Quem buscar os mutirões para isenção para segunda via do RG deverá apresentar original da certidão de nascimento. Já para obter isenção da 2ª via das certidões de nascimento ou casamento deverá ter original da identidade em mãos ou ter informação sobre o cartório de registro.

Para solicitar ações sociais - A Fundação Leão XIII reformulou a organização das ações sociais. Para solicitar mutirão na sua região, o pedido deve feito obrigatoriamente pelo site do órgão – www.leaoxiii.rj.gov.br - clicando no item “Ações Sociais” para acessar o formulário que deve ser preenchido com envio automático para o setor responsável. Em caso de dúvidas, informações podem ser obtidas pelo telefone: (21) 2332-6403, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

- “Fundação Leão XIII + perto de você" em São Gonçalo

Antigo lixão de Itaoca - Rua Antônio Gomes de Avelar - Atendimentos das 9h às 13h, com distribuição de senhas

- “Fundação Leão XIII + perto de você” em Quintino

Igreja Nova Vida de Piedade - Avenida Dom Helder Câmara, 9247, Quintino - Atendimentos das 9h às 13h, com distribuição de senhas