Fundação Leão XIII
 

Notícia  
Primeira edição do Social+Presente atende 800 pessoas em Olaria
21/08/2021 - 11h16

O Governo do Estado deu início neste sábado (21), em Olaria, Zona Norte do Rio, ao programa Social+Presente. Entre as 10h e 15h, a população do bairro pôde contar com serviços de isenção de taxas para emissão de documentos, como RG, CPF, certidão de nascimento, casamento e óbito.

No local também houve atendimento jurídico, psicológico e de assistência social para mulheres e para o público LGBTQIA+, além de orientações sobre o direito de crianças, adolescentes e idosos.

Realizado com a coordenação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o evento envolveu ainda a Fundação Santa Cabrini, Fundação Leão XIII e a Fundação para Infância e Adolescência (FIA).

- Este é um projeto que resume a filosofia do Governo do Estado do Rio, que é colocar o trabalho conjunto de todos seus órgãos em prol da população. Nas próximas semanas, seguiremos com esse trabalho para atender às necessidades das pessoas nas áreas mais carentes da capital e do estado do Rio - afirmou o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Matheus Quintal.

Para Luiz Guedes, presidente da Fundação Leão XIII, o projeto Social+Presente é mais uma forma de ampliar a atuação do órgão e estar mais perto da população que mais precisa dos serviços ofertados.

- Nossa missão é facilitar o acesso do cidadão mais vulnerável aos serviços prestados pela Fundação Leão XIII, desde a gratuidade para emissão de documentos aos atendimentos para benefícios, como o Vale Social. Estamos juntos no projeto Social + Presente ampliando nossa atuação, junto a outros órgãos do Governo do Estado, entendendo que o apoio e a execução de políticas públicas e prestações sociais efetivas determina uma constante intervenção em locais onde estão quem mais precisa da nossa presença - explica o presidente Luiz Guedes.

O presidente da Fundação Santa Cabrini, Helton Yomura frisou que esta foi a primeira vez que a instituição deixou sua sede para atender às população nas ruas.

- A população do Rio não tem tempo a perder e nós seguiremos nas ruas todos os fins de semana pra atender a quem precisa - disse Helton.

Agosto Lilás

Para marcar o Agosto Lilás, campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, o evento também contou com uma estrutura especialmente destinada ao atendimento. No local, o projeto Empoderadas cadastrou mulheres interessadas em fazer cursos de defesa pessoal, oferecidos nos núcleos do projeto.

O Social+Presente teve ainda o Ônibus Lilás, equipamento móvel direcionado à divulgação de informações sobre prevenção à violência contra a mulher e ao atendimento às vítimas. Ambos os projetos estarão também na próxima edição do evento.

No próximo sábado, dia 28, o projeto Social+Presente estará em Curicica, na Zona Oeste do Rio. O evento acontecerá novamente das 10h às 15h.




Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados