|
Encerrando a programação da Semana do Idoso, um grupo de 13 pessoas, entre acolhidos e profissionais da Vila Residencial para Idosos Nova Sepetiba, participou de um passeio à Feira de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão, na manhã da última sexta-feira (3). Além de circularem pelo espaço cultural, os visitantes também aproveitaram para saborear um almoço típico no local.
A assistente social Maria Angélica Gomes destacou a importância de atividades realizadas fora dos muros da unidade.
“Os passeios impactam de várias formas positivas. O primeiro ponto consiste no extra-muros, em sair da vila, desbravar outros lugares, outras experiências e, principalmente, relembrar histórias vividas. Muitos frequentaram a feira ao longo da vida e hoje foi um momento muito importante para recordar várias coisas. Já tínhamos vindo aqui há dois anos”, explicou.
Para a técnica de enfermagem e responsável pela unidade, Marcelle Santos Rodrigues, o passeio reforça o cuidado integral com os idosos.
“Quem trabalha na área da saúde precisa ter esse olhar mais humanizado. Para trazer qualidade de vida aos idosos, é fundamental trabalhar a saúde mental. Passeios como esse permitem viver novas experiências, algumas que só experimentaram quando jovens e outras que nunca tiveram. Isso impacta diretamente na vida deles, porque retornam mais revigorados, felizes e participativos nas atividades da unidade”, ressaltou.
Entre os residentes, a sensação foi de liberdade e alegria.
“É uma sensação de liberdade. Poder sair, ir e vir. Sempre vinha aqui na feira. Nasci em Minas Gerais, mas amo as comidas típicas do Nordeste”, contou José Silvério Oliveira, de 64 anos, que chegou ao Rio de Janeiro em 1980.
|